12 de ago. de 2012

Abertas inscrições para o 1º KULA- Vivência e criação artística

A Casa Gira Mundo abre  inscrições para primeira edição do edital KULA- Vivência e Criação Artística.
Até dia 13 de Setembro estaremos recebendo propostas para residência na Casa, de grupos e artistas que queiram desenvolver trabalhos nos segmentos: Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura, Música e Artes Integradas.
Segue o edital!!
Inscrevam-se,
Edital  Kula -  Vivência e Criação Artística  Casa Gira   Mundo
                                               
                                                                 Regulamento

                                                  Do objeto
       A Casa Gira Mundo e o Bando Filhotes de Leão abrem a primeira edição do edital Kula - Vivência e Criação Artística. A ação tem por objetivo estimular processos criativos de grupos artísticos e pesquisadores a partir de uma residência na Casa Gira Mundo- localizada na Lapa, Rio de Janeiro. Os grupos serão selecionados em suas respectivas áreas por profissionais dos segmentos: Artes Visuais, Teatro, Dança,  Literatura, Música, Artes Integradas. Os critérios de seleção das propostas serão: originalidade, criatividade, relevância sócio-cultural e potências de continuidade.
      O princípio que nos mobiliza para a ação é o da “troca”, inspirados em rituais e cerimônias de escambos , ocorridos em diversas tribos , como o Kula, onde o iniciado da vez se desfaz dos seus bens materiais “doando” o que tem de mais importante para seus companheiros, para que estes em outros momentos também doem e assim sucessivamente. Assim compartilhamos da ideia da economia criativa e solidária dentro do segmento da arte.A residência não terá custo algum para os artistas.
     O edital objetiva a vivência de grupos na Casa,  que estão em busca de um espaço para produzir conhecimetno e  ações artísticas,estimulando o diálogo, a troca de conhecimentos e fazeres artísticos, reconhecendo cada sistema e prática de processos como integrante da produção cultural da cidade do Rio de Janeiro e portanto sendo de relevância essa circulação e visibilidade a partir de um diário virtual que será criado para registro das atividades e divulgação.
     O período da realização das residências dos selecionados será de 20 de Setembro a 10 de Novembro de 2012.

                                   Condições de participação
      Podem participar da seleção qualquer grupo de natureza artística, nos segmentos das Artes Visuais, Teatro, Dança,  Literatura, Música e Artes Integradas ou artistas pesquisadores que desenvolvam algum trabalho nas áreas relacionadas.

                                           Das Inscrições
     As inscrições serão gratuitas, efetuadas via email, entre os dias 13 de Agosto de 2012 até dia 13 de Setembro de 2012. Cada proponente deverá mandar um projeto contendo: apresentação do trabalho a ser desenvolvido,  objetivo, proposta de contrapartida, histórico do grupo ou artista individual, e endereço eletrônico, caso haja. O projeto deverá estar em PDF ou POWER POINT.
    O proponente poderá enviar mais de um projeto, no entanto apenas um será selecionado.
    O projeto deverá ser encaminhado para o email: casagiramundo@gmail.com e como comprovante de inscrição o proponente deverá guardar o email contendo confirmação de recebimento. O resultado será divulgado na página da Casa Gira Mundo e via email.Dúvidas serão respondidas pelo mesmo email.

                                         Período da Vivência
      O período que corresponde à residência de processo e criação dos selecionados é de 45 dias. Dentro desse prazo o grupo deverá apresentar um resultado final aberto ao público. O grupo deverá citar na proposta enviada as previsões de datas para início e finalização do projeto, tendo em vista que os selecionados poderão iniciar as atividades a partir de 20 de Setembro de 2012. Os selecionados terão uma carga horária de trabalho que corresponde a nove horas semanais em período diurno, ficado a critério dos mesmos a definição das datas.

                                               Contrapartida
      Os selecionados deverão, dentro do prazo estabelecido para a residência, ofertar à comunidade em geral, alguma prática dentro de seu segmento artístico e de criação. Essas práticas poderão ser oficinas, seminário, demonstrações técnicas, roda de leitura e outras atividades que julgarem oportunas.

                                                         Das obrigações da Casa
      A Casa Gira Mundo coordenará a ação  responsabilizando-se  pela manutenção do espaço, limpeza, horários de atividades, além de disponibilizar acervo de livros, vídeos, filmes e documentários de diversos assuntos, alguns equipamentos e suportes necessários às ações dos grupos e artistas selecionados , registro e divulgação online das atividades em um diário virtual.

   Rio de Janeiro, 10 de Agosto de 2012,

Isabel Viana, Sarah Marques  e  Wellington Dias-
Bando Filhotes de Leão
bandofilhotesdeleao.com.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário